Aqui está o resumo da notícia:
O presidente dos EUA, Donald Trump, cumpriu sua ameaça e impôs tarifas de importação a Canadá e México, além de aumentar a tarifa sobre a China, o que provocou rápida retaliação e mergulhou a economia global em uma guerra comercial mais profunda.
As novas tarifas dos EUA – 25% sobre a maioria das importações canadenses e mexicanas, além do aumento da tarifa sobre a China para 20% – se aplicam a cerca de US$ 1,5 trilhão em importações anuais. Isso sinaliza que o presidente republicano está comprometido em causar impacto econômico para gerar novas receitas e criar empregos na indústria manufatureira doméstica.
Em resposta, o Canadá reagiu com impostos graduais sobre US$ 107 bilhões em produtos dos EUA, enquanto a China impôs tarifas de até 15% sobre remessas agrícolas americanas. O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, criticou a ação de Trump, dizendo que uma guerra comercial é “uma coisa muito idiota de se fazer”.
Trudeau também disse que Trump quer “ver um colapso total da economia canadense” e que os EUA escolheram “sabotar sua própria agenda” com essa guerra comercial. Isso prejudicará principalmente as famílias americanas.
A guerra comercial agora se intensifica, e os efeitos econômicos começam a se fazer sentir. As ações de Trump e as respostas de Canadá e China terão consequências importantes para a economia global.