Airbus e Boeing estão se preparando para aumentar significativamente a produção de jatos de grande porte, com objetivo de produzir cerca de 100 aviões por mês cada uma. Para alcançar essa meta, as duas maiores fabricantes de aviões do mundo estão explorando o uso de materiais plásticos mais leves e montagem robótica.
As empresas enfrentam desafios em suas cadeias de suprimentos e uma espera demorada por futuros desenvolvimentos de motores, mas estão estudando lançar projetos para substituir suas séries Boeing 737 e Airbus A320, que têm décadas de existência e continuam sendo demandadas por companhias aéreas.
Em uma feira de materiais compósitos em Paris, representantes das empresas revelaram que estão progredindo na pesquisa da próxima geração de jatos de passageiros e como eles poderão ser produzidos rapidamente. O objetivo é recomendar a melhor abordagem para a transição para o próximo programa de aviões.
Os aviões atuais são montados com alumínio e usam métodos que foram aperfeiçoados ao longo de décadas. No entanto, os materiais compósitos estão sendo cada vez mais considerados no setor de aviação por serem mais leves. Já são muito usados em jatos maiores, como o Boeing 787 e o Airbus A350.
A próxima geração de jatos de passageiros pode ser feita com materiais plásticos mais leves e montagem robótica, o que permitirá uma produção mais rápida e eficiente. As empresas estão trabalhando para desenvolver essa tecnologia e alcançar a meta de produzir 100 aviões por mês cada uma.