O Alibaba acaba de lançar um novo modelo de inteligência artificial que consegue ler emoções, em uma aparente tentativa de superar o modelo mais recente da OpenAI.
Em demonstrações, os pesquisadores do Tongyi Lab do Alibaba mostraram seu novo modelo R1-Omni de código aberto inferindo o estado emocional de uma pessoa em um vídeo, ao mesmo tempo em que oferecia descrições de suas roupas e ambiente. O modelo adiciona outra camada de entendimento à visão computacional e é uma versão aprimorada de outro modelo de código aberto, HumanOmni.
O Alibaba tem intensificado seus esforços para conquistar uma posição de liderança em inteligência artificial, após o lançamento chamativo do DeepSeek em janeiro. Agora, a empresa está lançando novos ferramentas e aplicativos de IA em várias áreas, incluindo parcerias com a Apple Inc. para IA em iPhones.
O modelo R1-Omni é capaz de reconhecer e responder a sentimentos humanos, uma tecnologia que já é utilizada para ajudar chatbots de atendimento ao cliente a detectar frustração e em carros, como os da Tesla, para detectar o estado de espírito e bem-estar dos motoristas.
Agora, o R1-Omni está disponível para os usuários baixarem gratuitamente no Hugging Face, em uma tentativa de superar a OpenAI e se estabelecer como líder em inteligência artificial.