A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu as operações aéreas da companhia Voepass devido à falta de conformidades com as regras do setor. A decisão foi tomada após a Anac constatar que a empresa não solucionou irregularidades identificadas durante a supervisão.

A Anac afirma que a Voepass não cumpriu as condicionantes estabelecidas anteriormente para a continuidade da operação dentro dos padrões de segurança exigidos. Além disso, a agência detectou “degradação da eficiência do sistema de gestão da empresa” e “descumprimento sistemático das exigências feitas pela agência” em fevereiro.

A Voepass, no entanto, nega as acusações e afirma que sua frota em operação é aeronavegável e apta a realizar voos seguindo as rigorosas exigências de padrões de segurança. A empresa também havia pedido recuperação judicial há um mês.

A suspensão das operações aéreas da Voepass ocorre sete meses após um avião ATR da empresa cair em Vinhedo (SP), matando todas as 62 pessoas a bordo. Após o acidente, a Anac implementou uma operação assistida de fiscalização nas instalações da Voepass.

A Anac também citou “quebra de confiança” entre a agência e a companhia como um dos motivos para a suspensão das operações aéreas. A agência não forneceu mais detalhes sobre o que isso significa ou quais são as próximas etapas para a Voepass.