Uma cidade na Itália relançou recentemente sua iniciativa de casas de 1 euro (R$ 6,30) em resposta aos resultados das eleições nos Estados Unidos. A vila de Ollolai, na Sardenha, colocou várias propriedades abandonadas no mercado por menos do que o preço de um café expresso, oferecendo uma oportunidade para americanos “esgotados” escaparem do drama político.

Essas pequenas vilas rurais têm enfrentado uma redução drástica no número de habitantes nas últimas décadas, devido à busca por melhores oportunidades econômicas nas cidades. Comunidades em toda a Itália têm vendido casas deterioradas por valores simbólicos como estratégia para impulsionar populações em declínio.

É preciso saber os detalhes das transações para não se frustrar. Comprar um imóvel no exterior como expatriado pode parecer complicado, mas o processo é bastante direto se você souber o que está fazendo. É recomendável contratar especialistas locais em propriedades e leis para superar os desafios e evitar frustrações.