A Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) completa 24 anos de reuniões anuais, chamadas de Nelore Fest, em que pecuaristas se reúnem para celebrar resultados e se reunir com velhos e novos contatos. A raça nelore é a mais numerosa do país e é responsável pela produção de quase toda a carne bovina para o mercado doméstico e externo.
A produção brasileira de carne bovina está prevista para alcançar 10,5 milhões a 11 milhões de toneladas em 2024, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Departamento de Agricultura dos EUA (Usda) é ainda mais otimista, prevendo 11,9 milhões de toneladas de produção. Isso representa uma participação global de 19,5% da produção prevista.
O presidente da ACNB, Victor Paulo Silva Miranda, destaca que o setor agropecuário é responsável pela segurança alimentar não apenas do Brasil, mas do mundo. Além disso, o nelore é considerado um investimento financeiro. Em janeiro a outubro, o Brasil exportou 2,1 milhões de toneladas de carne bovina, gerando US$ 9,5 bilhões (R$ 58,1 bilhões na cotação atual).