Continua após o anúncio

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) vendeu sua participação minoritária de 3,03% na Alunorte, refinaria de alumina localizada em Barcarena (PA), por R$ 237 milhões para a gigante suíça Glencore. A transação foi realizada com pagamento à vista.

A venda faz parte da estratégia da CBA de focar em seu core business, que é a produção de alumínio, e de continuar seu processo de desalavancagem financeira. Com a transação, a empresa busca reduzir a alavancagem, que havia atingido um indicador de 10x EBITDA no ano passado e agora se encontra em 3,4x. A expectativa é que, com a venda da participação na Alunorte, esse número chegue a 3x.

A Alunorte foi fundada no final dos anos 1970 por meio de um acordo bilateral entre Brasil e Japão e é uma das maiores refinarias de alumina do mundo fora da <>.