A Amazon, liderada pelo CEO Andy Jassy, realizou um processo de enxugamento gerencial com o objetivo de reduzir a quantidade de gerentes na empresa. A ideia é aumentar a proporção de funcionários por gerente em 15%, tornando a empresa mais ágil e menos burocrática.
A medida visa ter menos “caciques” e mais funcionários que realizem trabalho prático. Jassy anunciou que a empresa está comprometida em se livrar da burocracia, durante uma reunião interna. Ele também criou um canal específico para que os funcionários denunciassem processos internos desnecessários, o que resultou em mais de mil mensagens e 375 ajustes.
A Amazon tem uma estrutura gerencial muito grande, com 72,4 mil gerentes, diretores e supervisores para 1,05 milhão de funcionários. Isso significa que a empresa tem quase tantos gerentes quanto a Saudi Aramco, a maior petroleira do mundo, tem funcionários.
A razão por trás dessa iniciativa é tornar a empresa mais eficiente e menos burocrática. Com menos gerentes, a Amazon espera que os funcionários tenham mais liberdade para tomar decisões e realizar seu trabalho de forma mais eficaz.
O processo de enxugamento gerencial é parte de uma estratégia mais ampla para tornar a Amazon mais ágil e competitiva. Com essa medida, a empresa espera melhorar sua capacidade de inovação e atendimento ao cliente.