O mercado de produtos de tecnologia e bens duráveis no Brasil cresceu 11% de janeiro a maio deste ano. Isso representa um início de recuperação após dois anos de declínio acentuado. Todas as categorias analisadas se destacaram, especialmente as geladeiras e as máquinas de lavar roupas, com aumentos de 22% e 17%, respectivamente.

Além disso, o calor teve um impacto significativo no mercado, impulsionando as vendas de ar-condicionado e ventiladores. O reposicionamento de preços também se destacou, principalmente na linha branca, que mostrou um aumento consistente nos preços a partir do segundo semestre de 2023.

No Nordeste, o mercado de bens duráveis também se destacou, com uma subida de 22% em quantidade de unidades vendidas e 36% em faturamento. Essa região tem uma propensão a comprar produtos da linha branca, como ar-condicionado, refrigeradores e máquinas de lavar.

Desse modo, o consumo de produtos de tecnologia e bens duráveis apresentou um ticket médio mais estável no período, com os vendedores conseguindo equilibrar unidade em relação ao preço para manter o faturamento sem grandes aumentos de valor para o consumidor final.