Cortes na geração de energia renovável devem persistir em 2025, pressionando os preços, diz Engie Brasil

A Engie Brasil Energia estima que os cortes na geração de energia renovável, impostos pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), continuarão em 2025, com uma média de 10% da produção total. Isso pressionará os preços e afetará negativamente as empresas que geram energia renovável.

As geradoras de energia têm sido afetadas por cortes na produção de suas usinas eólicas e solares, problemas decorrentes de limitações no escoamento pela rede de transmissão e baixo crescimento do consumo.

O diretor financeiro e de RI da Engie Brasil Energia, Eduardo Takamori, afirma que a situação é estrutural e não há como mudá-la. A oferta de energia cresce mais rápido do que a demanda, o que leva a perdas de produção.

Parte dessas perdas são passíveis de ressarcimento, mas há uma disputa judicial entre os geradores e a agência reguladora Aneel em torno dos valores a serem compensados. Os cortes de geração se tornaram uma preocupação para as elétricas desde 2024, quando atingiram níveis historicamente altos.

Essa situação pode tornar projetos inteiros inviáveis e afetar a decisão de investimentos futuros.