Da exuberância ao desespero: mercado de juros nos EUA já expressa risco de estagnação econômica
Os investidores do mercado de renda fixa nos EUA estão sinalizando um risco crescente de estagnação econômica no país, devido às implementações caóticas de tarifas do presidente Donald Trump e aos cortes na força de trabalho federal, que ameaçam restringir o ritmo de crescimento.
A especulação de que Trump injetaria estímulos na expansão do país e manteria a pressão ascendente sobre os rendimentos do Tesouro está sendo rapidamente desmentida. Em vez disso, os operadores têm acumulado títulos do Tesouro de curto prazo, puxando o rendimento de dois anos para baixo drasticamente desde meados de fevereiro.
As expectativas são de que o Federal Reserve retomará o corte das taxas de juros já em maio para evitar que a economia se deteriore. Isso marca uma reviravolta abrupta para o mercado de Treasuries, onde o motor dominante dos últimos anos foi a surpreendente resiliência da economia dos EUA, mesmo com o enfraquecimento do crescimento.
A mudança de humor no mercado é significativa, passando da exuberância sobre o crescimento para o desespero absoluto. Os investidores agora estão preocupados com o risco de recessão, que está sendo mencionado cada vez mais.
A situação atual é um contraste marcante com a expectativa de apenas algumas semanas atrás, quando se questionava se a economia dos EUA estava reacelerando. Agora, o mercado está mais pessimista sobre o futuro da economia americana.