DeepSeek lança código e dados de IA para o público
A startup chinesa DeepSeek vai liberar código e dados importantes para o público a partir da próxima semana, em uma iniciativa inédita que visa compartilhar mais de sua tecnologia central do que rivais como a OpenAI e Meta.
A DeepSeek, com apenas 20 meses de idade, surpreendeu o Vale do Silício com a sofisticação de seus modelos de IA no mês passado e agora planeja disponibilizar seus repositórios de código para todos os desenvolvedores e pesquisadores. Isso permitirá que qualquer pessoa baixe e construa ou melhore o código por trás do bem conceituado R1 ou outras plataformas.
Com essa mudança, a DeepSeek está se esforçando para uma abordagem de código aberto para o desenvolvimento de IA, que ganhou mais defensores após seus modelos superarem os concorrentes em testes de benchmark. Emboras empresas como Meta já disponibilizam seus modelos ao público, a DeepSeek vai além, planejando divulgar o código subjacente, os dados usados para criá-lo e como desenvolve e gerencia esse código.
Essa iniciativa pode intensificar uma corrida entre os EUA e China para desenvolver modelos de IA cada vez mais avançados. A disponibilização dos segredos de codificação pode atrair desenvolvedores e pesquisadores de todo o mundo a trabalhar em colaboração para melhorar a tecnologia.
Fonte: