Os bancos brasileiros estão realizando o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, a partir da sexta-feira (1º) até dia 30 de novembro. A ação é uma iniciativa conjunta da Federação Brasileira de Bancos, Banco Central, Secretaria Nacional do Consumidor e Procons de todo o Brasil. Durante este período, os bancos participantes oferecem condições especiais, como parcelamento e descontos no valor da dívida, para renegociação de dívidas em atraso.

As dívidas que podem ser negociadas incluem cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito contraídas com bancos e instituições financeiras, desde que não tenham bens dados em garantia nem sejam prescritas. Além disso, as dívidas podem ser consultadas no Registrado, sistema do Banco Central, onde é possível acessar relatórios de empréstimos e financiamentos e consultar a relação de dívidas perante as instituições financeiras.

As negociações podem ser feitas diretamente com a instituição credora em seus canais oficiais ou pelo portal Consumidor.gov.br, desde que seja possuir uma conta nível prata ou ouro. No entanto, não poderão ser negociadas dívidas que tenham bens dados em garantia, sejam prescritas ou sejam contratos que estejam com as parcelas em dia.