A Maserati desistiu de produzir seu primeiro carro 100% elétrico, que estava previsto para este ano. A versão elétrica do superesportivo MC20, que existe desde 2020 com motor de 630 cavalos e preço de US$ 262 mil, foi cancelada devido a uma pesquisa de mercado que indicou que os clientes não estão dispostos a mudar para um carro 100% elétrico no futuro próximo.
A decisão da Maserati é um exemplo de como as montadoras ocidentais estão pisando no freio em relação à produção de carros elétricos, enquanto as chinesas lançam seus superesportivos elétricos. A Porsche, que foi pioneira em lançar seu primeiro superesportivo 100% elétrico, o Taycan, em 2019, não abandonou os motores a combustão em sua linha 718, como era especulado.
A Porsche manteve sua estratégia de oferecer opções híbridas e elétricas, mas não abandonou completamente os motores a combustão. Já a Tesla, que apresentou o protótipo do novo Roadster há 8 anos, prometeu que o carro chegará às lojas, mas até agora nada foi lançado.
A hesitação das montadoras ocidentais em produzir carros elétricos pode ser um sinal de que o mercado não está pronto para uma transição completa para a eletrificação. A pesquisa de mercado realizada pela Maserati pode ter revelado que os clientes ainda não estão dispostos a abandonar os motores a combustão.
Enquanto as montadoras ocidentais pisam no freio, as chinesas seguem lançando seus superesportivos elétricos, o que pode mudar o cenário do mercado nos próximos anos.