As escolas do Brasil precisam incluir a disciplina educação financeira nos seus projetos pedagógicos como tema transversal, espalhado em diferentes disciplinas, como matemática, português e história, e estão se adaptando para responder às exigências da nova BNCC e prestar contas ao Ministério da Educação. A Escola Lourenço Castanho, porém, foi além do que determina a Base Nacional e criou a disciplina específica de educação financeira, sempre aplicada a partir do segundo semestre deste ano.
A Escola Lourenço Castanho resolveu criar uma disciplina específica de educação financeira, diferenciando-se das demais instituições de ensino. A consultora e especialista em comportamento financeiro Ana Leoni e o consultor financeiro Thiago Godoy foram chamados para criar a estrutura da nova disciplina e capacitar os educadores da escola.
A disciplina de educação financeira da Escola Lourenço Castanho tem como objetivo ajudar os jovens a ter uma relação mais saudável com o dinheiro. Segundo a consultora Ana, a iniciativa foi bem recebida pelos estudantes e já no projeto piloto foi possível perceber o grande interesse por essa disciplina.
A matéria de educação financeira será aplicada para todos os alunos do 6º ano do ensino fundamental. Essa disciplina é parte do Projeto de Vida da escola, que busca se aproximar da vida real dos estudantes e ajudá-los a desenvolver habilidades essenciais para o futuro.