O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que vai implementar uma tarifa de 25% sobre as importações de automóveis fabricados fora do país. A medida visa trazer mais empregos industriais para os EUA e prepara o terreno para uma ofensiva ainda maior na próxima semana.
Segundo Trump, a tarifa será aplicada a todos os carros que não forem fabricados nos EUA. O presidente chamou a medida de “muito modesta” e justificou que os países devem pagar por fazerem negócios nos EUA e tirarem empregos e riqueza do país.
As ações do mercado financeiro americano caíram após o anúncio da tarifa, com o índice S&P 500 recuando 1,1%, o Nasdaq 100 caindo 1,8% e o Dow Jones tendo uma queda de 0,3%. Outros índices também sofreram quedas.
A medida de hoje é um passo para uma ação mais ampla prevista para 2 de abril, quando o governo americano vai anunciar tarifas “recíprocas” para reduzir barreiras impostas por outros países e diminuir os déficits comerciais dos EUA. Essas tarifas serão aplicadas individualmente por país, de acordo com as barreiras que cada um impõe aos produtos americanos.
Trump disse que os EUA precisam mudar sua abordagem comercial e que a medida visa proteger a indústria automobilística americana e criar empregos. A implementação da tarifa vai ter um impacto significativo nos mercados financeiros e comerciais em todo o mundo.