A Alphabet, empresa controladora do Google, fechou acordo para comprar a empresa de cibersegurança Wiz por US$ 32 bilhões. O acordo vem menos de um ano após as negociações iniciais terem fracassado porque a startup de computação em nuvem queria permanecer independente.

A Wiz se juntará ao negócio do Google Cloud assim que o acordo for concluído. A aquisição, feita em dinheiro, está sujeita a aprovações regulatórias e deve ser finalizada no próximo ano.

A compra da Wiz pela Alphabet é considerada a maior até o momento. Ela ocorre após a Wiz ter recusado uma oferta de US$ 23 bilhões da Alphabet no ano passado, quando a startup optou por buscar uma oferta pública inicial (IPO) em vez de ser adquirida. Preocupações com desafios regulatórios também influenciaram a decisão.

A aquisição da Wiz fornece ao negócio de computação em nuvem do Google novos produtos de segurança para oferecer aos clientes. Além disso, a Wiz oferece ferramentas de cibersegurança específicas para nuvem que funcionam em todas as plataformas, identificando e priorizando ameaças nos ambientes de nuvem frequentemente complexos das organizações.

Com essa compra, o Google busca ampliar sua presença no mercado de computação em nuvem e alcançar suas rivais, Microsoft e Amazon, que são líderes nesse mercado competitivo e de rápido crescimento.