Em 5 de julho de 1994, a Amazon nasceu em Seattle, nos Estados Unidos, fundada por Jeffrey Preston Bezos. A empresa começou como uma livraria online, aproveitando o rápido crescimento da internet. No entanto, Bezos percebeu que poderia ir além e criar uma “loja de tudo”, que deu origem à Amazon que conhecemos hoje.

O nome Amazon foi inspirado no Rio Amazonas. Bezos queria um nome que começasse com a letra A e que transmitisse a grandiosidade. Dessa forma, surgiu a conexão entre o nome da empresa e o rio.

Hoje em dia, a Amazon é a 5ª empresa mais valiosa do mundo, com um valor de mercado de US$ 2,06 trilhões. Sua receita é dividida entre vendas online e serviços de nuvem via AWS, principalmente. A empresa também é uma das maiores empregadoras do mundo, com mais de 1,5 milhão de funcionários humanos e 800 mil “funcionários” robôs operando diariamente.

A Amazon também foi uma pioneira no modelo de marketplace de larga escala. Atualmente, cerca de 50% de tudo que é vendido pela plataforma da empresa é via parceiros, o que permitiu evoluir de uma loja para um ecossistema. Além disso, a empresa liderou importantes inovações, como a escala dos assistentes de voz com a Alexa e a criação do modelo de assinatura com o Amazon Prime.