Segundo Cofundadora da Start Growth, ao pivotar uma empresa pode ganhar uma segunda chance de recomeçar da melhor forma
Um dos termos mais temidos no mercado de startups é a pivotagem, pois apesar de toda flexibilidade necessária para tais empresas, pivotar significa que algo não está dando certo e que é preciso mudar significativamente a estratégia de negócios. Mas quando saber se é o momento de pivotar e com quais cuidados isso pode ser feito?
Marilucia Silva Pertile, mentora de startups e cofundadora da Start Growth, destaca a importância de prestar atenção ao que está acontecendo com a empresa em aspectos essenciais. Ela resume que a solução pode não entregar valor suficiente para o cliente se manter na base ou validar um produto, vender e iniciar no mercado, mas ele não ser tão vendável ou adquirido.
Para determinar se é necessário pivotar, Marilucia recomenda que sejam feitas perguntas importantes. É preciso saber se a empresa está vendendo o que deveria vender, se a solução está sendo vendável e se está realmente resolvendo um problema. Além disso, é necessário se perguntar se o cliente enxerga valor na solução e qual é o retorno financeiro gerado.
Essas são algumas das considerações que devem ser feitas para avaliar se é hora de pivotar uma startup.