Horas após anúncio, Trump diz que vai reavaliar dobrar tarifa sobre metais do Canadá.

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que está reavaliando o plano de dobrar as tarifas sobre aço e alumínio do Canadá de 25% para 50%, após a província de Ontário anunciar que imporia uma sobretaxa de 25% na eletricidade enviada aos EUA. no entanto, o premier da província canadense, Doug Ford, suspendeu a sobretaxa, e Trump disse que “provavelmente” vais retirar as novas tarifas.

Trump conversou com jornalistas e disse que “estou olhando para isso, mas provavelmente sim” vai retirar as tarifas. No entanto, a Casa Branca confirmou que a tarifa de 25% sobre metais importados de todos os países entra em vigor nesta quarta-feira.

A sobretaxa de Ontário teria colocado pressão sobre os preços para os americanos, cujos orçamentos já estão sob tensão devido à inflação persistente. Os EUA importam uma quantia significativa de eletricidade do Canadá, sendo que Nova York importou cerca de 4,4% de sua eletricidade total do Canadá em 2023.

A decisão de Trump de reavaliar as tarifas marca uma mudança de rumo em relação ao plano original de aumentar as tarifas sobre os produtos canadenses. Aguarda-se agora para ver se o presidente americano vai manter sua palavra e retirar as novas tarifas.