A temporada brasileira de balanços do terceiro trimestre terminou na última quinta-feira. Em geral, os grandes bancos surpreenderam positivamente o mercado, com destaque para o Itaú Unibanco (ITUB4).
Entre julho e setembro, os quatro maiores bancos do Ibovespa – Itaú Unibanco, Bradesco (BBDC4), Santander (SANB11) e Banco do Brasil (BBAS3) – apresentaram lucros superiores aos registrados no mesmo período do ano passado.
O destaque positivo foi para o Itaú, que reportou um lucro líquido gerencial de R$ 10,675 bilhões no terceiro trimestre, 18,1% superior ao observado no mesmo período do ano passado. Além disso, houve um crescimento de 6% em relação ao segundo trimestre do mesmo ano.
As instituições financeiras ainda devem enfrentar um cenário desafiador nos próximos meses, apesar dos resultados positivos. No entanto, o crescimento econômico, o maior apetite pelo crédito e a tomada de risco no país, além de uma melhor cultura de investimentos, contribuem para um trimestre positivo para os bancos.
O resultado destaca a capacidade das instituições financeiras brasileiras de se adaptar ao cenário econômico e de apresentar resultados sólidos.