Mercado em alerta: investidores fogem de ações americanas sob o governo Trump

O investidor Yoram Ariely, de 82 anos, decidiu venda quase metade de seus investimentos em ações na última terça-feira, diante do medo dos efeitos da agenda econômica do presidente Trump e das tarifas em particular.

Ariely, um empresário aposentado, não era o único a se sentir inseguro. A mistura caótica de tarifas e cortes orçamentários do governo Trump está abalando a confiança dos investidores, levando-os a questionar a estratégia tradicional de comprar e manter ações. Muitos estão optando por vender seus investimentos em ações americanas e buscar estabilidade em fundos do mercado monetário, títulos de curto prazo, ouro e mercados internacionais.

O S&P 500, que vinha apresentando ganhos difíceis de superar, caiu em território de correção na semana passada, fazendo com que Wall Street se preocupe com a possibilidade de uma recessão econômica. Os investidores individuais têm sido especialmente ativos, negociando seus fundos 401(k) em mais de quatro vezes o nível normal.

Os investidores que se desfizeram de ações americanas estão buscando opções mais seguras. As ações de defesa europeias, por exemplo, têm sido uma aposta popular, devido ao aumento dos gastos com segurança na região. Enquanto isso, os fundos do mercado monetário e os títulos de curto prazo estão sendo vistos como uma opção mais estável para os investidores.

A incerteza gerada pela política econômica do governo Trump está mudando o comportamento dos investidores, que agora estão mais propensos a reavaliar suas estratégias de investimento e buscar opções mais seguras.