Na Índia, OpenAI e Meta tentam conquistar a mesma parceira: a gigante Reliance.

A Reliance Industries, conglomerado indiano controlado pela família Ambani, é uma das maiores empresas do país, com valor de mercado estimado em US$ 200 bilhões. Ela atua em setores variados, como exploração de petróleo e gás, indústria petroquímica, varejo, mídia e entretenimento.

A OpenAI está interessada em fazer negócios com a Jio, uma operadora de telefonia móvel lançada pela Reliance em 2016, que oferece conexão 4G e preços populares. Executivos da OpenAI se reuniram várias vezes com seus colegas da Reliance nos últimos meses para discutir uma parceria potencial de produtos e vendas.

A intenção da OpenAI é que a Jio, além de outras unidades de negócios da Reliance, vendessem ou distribuíssem suas soluções de inteligência artificial, que poderiam incluir o ChatGPT. No entanto, a Meta também busca trabalhar com a Reliance em novos negócios de inteligência artificial, o que pode gerar concorrência para a OpenAI.

Um acordo com a Reliance poderia ajudar a Meta e a OpenAI a fortalecer suas relações com os funcionários indianos, o que pode ser um passo importante para ambas as empresas no mercado indiano.