A Nasa anuncia novos atrasos no programa espacial Artemis, que visa colocado astronautas de volta à Lua pela primeira vez desde 1972. O administrador da Nasa, Bill Nelson, anunciou que a próxima missão da Artemis, que enviará astronautas ao redor da Lua e volta à Terra, foi adiada para abril de 2026. O pouso lunar também será adiado para o ano seguinte. “Supondo que o módulo de pouso da SpaceX esteja pronto, planejamos lançar o Artemis III em meados de 2027”, disse Nelson.
A mudança nas datas ocorreu após a Nasa concluir os testes na cápsula Orion e em seu escudo de calor, que falhou durante a reentrada na atmosfera terrestre durante um voo em 2022. A Nasa também citou que seus planos estão mais à frente da intenção do governo chinês de pousar na superfície lunar até 2030.
O programa Artemis tem como objetivo restaurar a presença humana na Lua e estabelecer uma base para futuras explorações espaciais. A adiamento das missões pode atrasar a realização desses objetivos, mas a Nasa se compromete a garantir a segurança e o sucesso dos seus astronautas.