Nos EUA, os 10% mais ricos já respondem por metade do consumo. Enquanto a maioria dos americanos economiza centavos devido aos preços altos e à inflação, os ricos estão gastando sem problemas.

Os 10% mais ricos, que ganham cerca de US$ 250 mil por ano ou mais, estão gastando em tudo, desde férias a bolsas de grife, impulsionados por grandes ganhos em ações, imóveis e outros ativos. Eles agora respondem por 49,7% de todos os gastos, um recorde nos dados desde 1989.

O crescimento econômico depende excepcionalmente dos gastos continuados de americanos ricos. Isso porque o dinheiro que os 10% mais ricos fazem circular representa quase um terço do produto interno bruto. Entre setembro de 2023 e setembro de 2024, os que ganham mais aumentaram seus gastos em 12%.

Já o consumo das famílias da classe trabalhadora e da classe média caiu no mesmo período. Os ricos estão aumentando seus gastos muito além da inflação, enquanto todos os outros não. Os 80% mais pobres gastam menos em consequence.

As finanças dos abastados nunca estiveram tão boas, e sua economia nunca foi tão dependente desse grupo. Os gastos dos ricos são fundamentais para o crescimento econômico.