O ano de 2024 está próximo de ultrapassar o limite histórico de aquecimento global. Ao que tudo indica, é muito provável que 2024 seja o ano mais quente já registrado pela humanidade e com um detalhe perigoso: seria o primeiro em que a temperatura média global ficaria 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.

Esse limite de 1,5°C é considerado uma “linha vermelha” que a Terra não pode ultrapassar para evitar problemas mais sérios com o clima. No entanto, a temperatura global vem aumentando e já ultrapassou esse limite em quase todos os meses dos últimos 16.

O outubro passado foi o 15º mês consecutivo em que a temperatura média global ficou acima de 1,5°C. Desde junho de 2023, a temperatura global vem registrando meses mais quentes um após o outro.

O outubro de 2024 foi o segundo mais quente já registrado globalmente, com uma temperatura média do ar 0,80°C acima da média histórica. Isso é considerado uma anomalia de temperatura, que mostra o quanto a temperatura se desvia da média histórica.

A temperatura global vem aumentando a cada ano e isso é um indicador de gravidade da crise do clima. É importante notar que essas datas são usadas como referência porque o aumento da temperatura global está relacionado a período histórico logo antes da atualidade.