Há 25 anos, o índice Nasdaq Composite atingiu seu pico durante a era das “pontocom”, após subir mais de 500% em apenas cinco anos. No entanto, o colapso subsequente foi rápido e brutal, deixando pequenos investidores com grandes perdas e empresas como Pets.com e Webvan em ruínas.
Hoje, alguns investidores se preocupam que o mesmo ciclo possa estar ocorrendo com a inteligência artificial (IA). As principais empresas de IA são avaliadas em centenas de bilhões de dólares, e os investidores estão correndo para dar a elas mais dinheiro para construir clusters de chips de IA.
No entanto, é importante lembrar que o boom e a queda das “pontocom” mostraram que grandes apostas em tecnologias ambiciosas podem valer a pena no longo prazo. As cinco empresas listadas mais valiosas do mundo hoje são empresas de tecnologia que cresceram a partir daquela época.
A lição importante a ser aprendida é que o hype inicial da internet provou estar correto. Mesmo que o boom da IA seja seguido de um colapso, a tecnologia em si pode continuar a evoluir e gerar resultados positivos no futuro.
Portanto, é fundamental que os investidores mantenham uma visão a longo prazo e não sejam assustados pelo medo e eco do passado. A história pode se repetir, mas também pode servir de lição para evitar erros e aproveitar as oportunidades que a tecnologia oferece.