O Pix completa quatro anos e apresenta recorde de usuários e novas funcionalidades. De acordo com os dados, foram realizadas 121,5 bilhões de transações no período de dois anos, com valores de R$ 52,6 trilhões.

O Pix é o meio de pagamento mais popular no Brasil, com mais de 42 bilhões de transações em 2021, um crescimento de 75% em relação ao ano anterior. A ferramenta é usada principalmente para pagamentos rotineiros e de menor valor, com um tíquete médio de R$ 420,00.

Uma das novidades esperadas para este mês é a implementação do Pix por aproximação. Com essa funcionalidade, será possível realizar pagamentos via celular, aproximando-o de um terminal de pagamento.

O Pix será cadastrado nas chamadas wallets do celular, permitindo que os consumidores realizem pagamentos sem precisar acessar o aplicativo do banco. A ideia é facilitar a vida dos consumidores e lojistas.

A expectativa é que a funcionalidade esteja disponível para todos os usuários do Pix a partir de fevereiro de 2025. Essa mudança promete trazer mais facilidade e comodidade para os brasileiros ao utilizar o Pix.