O Banco Central lançou uma nova funcionalidade para o meio de pagamento Pix, permitindo que os consumidores façam pagamentos por aproximação, ou seja, ao aproximarem o celular da máquina de cartão.
A nova modalidade, regulamentada no início de agosto, foi lançada em parceria com o Google Pay e será implementada de forma gradual até janeiro de 2026. Inicialmente, estará disponível em instituições que realizam 99% das operações de início de pagamento.
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, havia confirmado a novidade antes do lançamento. Ele destacou que cerca de 30% das pessoas que não usavam o Pix era porque precisavam entrar no aplicativo do banco para fazer pagamentos, optando por cartões que já funcionam por aproximação.
Já em outubro, o Banco do Brasil e a Cielo haviam fechado uma parceria para oferecer a função por aproximação em um projeto-piloto, apenas para pagamentos de até R$ 200 para correntistas do banco.
A nova funcionalidade do Pix por aproximação pretende facilitar a vida dos usuários do serviço e aumentar a adesão ao meio de pagamento.