Preços de ações nos EUA já embutem cenário otimista. Ainda dá para ganhar na bolsa lá fora?

O Goldman Sachs acredita que os mercados acionários dos Estados Unidos já refletiram boa parte do cenário otimista de “goldilocks”, que é caracterizado por uma desaceleração gradual da economia e da inflação americana. Isso permitiria ao Federal Reserve reduzir os juros em um ritmo mais lento do que o previsto.

Apesar de creio em um movimento de alta gradual das ações americanas em 2024, os investidores devem estar preparados para um risco de frustração das previsões mais positivas. Isso se deve ao fato de a expectativa majoritária do mercado não considerar a possibilidade de uma recessão econômica.

Dados mostram que a expectativa é de início do ciclo de cortes de juros do Federal Reserve em março do próximo ano, levando o juro básico à cerca de 4% em dezembro de 2024. No entanto, o Goldman Sachs acredita que a precificação do mercado sobre o corte de juros está atingindo um limite sem considerar essa perspectiva de recessão.

Além disso, o banco espera que o Fed seja menos agressivo nos cortes do que os mercados previam. Isso pode afetar o valor dos investimentos.