Reajuste dos preços dos remédios terá aumento menor em 2025
Os remédios vendidos nas farmácias do Brasil podem ter um reajuste menor em 2025. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma nota técnica que revela que o Fator Y, um dos componentes para o cálculo do reajuste anual dos preços dos medicamentos no país, será zero para 2025/2026.
Calculejo do reajuste
Analistas do Itaú BBA afirmam que o Fator Y ficou dentro das suas expectativas, mas abaixo do que veem como esperado pelo mercado, em torno de 1%. Com base nessa informação, calculam que o reajuste final dos medicamentos deve ficar em torno de 3,7%. Em 2024, o reajuste oficial dos preços dos medicamentos foi de 4,50%.
Fatores que influenciam o reajuste
Para decidir sobre o tamanho dos reajustes, a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).use a fórmula IPCA – Fator X + Fator Y + Fator Z. O Fator X, que mensura a produtividade da indústria farmacêutica no país, foi definido pela CMED no mês passado em 2,459% para o período de julho de 2024 a junho de 2025.
Objetivo do Fator Y
O Fator Y é definido como o ajuste de preços entre o setor farmacêutico e os demais setores da economia, calculado com base nos custos não recuperados pelo IPCA. Esse ajuste permite minimizar o impacto desses custos que não são captados diretamente no cálculo do índice de inflação e que possuem impacto relevante sobre.