Sem simpatia: Encontro entre Lula e Milei no G20 é marcado por frieza e distanciamento
O primeiro encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Javier Milei, durante a Cúpula do G20, foi marcado por um clima de frieza e distanciamento, sem os gestos calorosos que frequentemente caracterizam encontros entre líderes internacionais. O presidente argentino, que chegou com atraso à cúpula, causou especulações sobre sua participação no evento, e sua interação com Lula acabou refletindo as tensões políticas entre os dois países vizinhos.
Milei foi um dos últimos líderes a desembarcar na reunião, chegando após figuras de peso como o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente chinês, Xi Jinping. Esse atraso alimentou rumores sobre a possível ausência do argentino na cúpula, especialmente porque sua delegação já havia se retirado recentemente da COP29 no Azerbaijão.
Além disso, o encontro entre os dois presidentes também foi pautado pelas tensões políticas que existem entre Brasil e Argentina.ambições econômicas e políticas das duas nações têm sido uma fonte de conflito, levando a um clima de desconfiança entre os líderes.