A Microsoft anunciou o encerramento do Skype, serviço de chamadas e bate-papo pela internet, adquirido em 2011 por US$ 8,5 bilhões. O aplicativo será descontinuado em maio de 2024 e os usuários serão migrados para a plataforma Teams.

O Skype, que foi sinônimo de chamadas digitais que ignoravam tarifas de longa distância, perdeu espaço para aplicativos de comunicação de smartphones e videochamadas do Zoom. A Microsoft falhou ao tentar expandir a marca Skype para o ambiente corporativo, perdendo para o Slack, da Salesforce.

A Microsoft criou o Teams, um serviço de comunicação por chat, voz e vídeo para empresas, como resposta à perda de mercado do Skype. A companhia de Redmond oferecerá aos usuários do Skype a opção de migrar para o Teams antes do encerramento em maio.

O presidente da Microsoft, Jeff Teper, disse que o Skype foi incrivelmente valioso em sua época, mas chegou a próxima era e perderam espaço para novos softwares. O Skype registrou mais de 300 milhões de usuários mensais em 2016, enquanto em 2023 sua base diária caiu para 36 milhões. O Teams alcançou 320 milhões de usuários mensais.

Criado em 2003 por empreendedores nórdicos, o Skype passou pela eBay e por um consórcio de capital privado antes de ser adquirido pela Microsoft.