O Japão e a China realizaram seu primeiro diálogo econômico em seis anos em Tóquio, no último sábado, com o objetivo de reduzir as tensões entre os dois gigantes asiáticos em meio à pressão comercial dos EUA.

O ministro das Relações Exteriores do Japão, Takeshi Iwaya, descreveu a reunião como “muito animada” e “frutífera”, embora não tenha confirmado se as tarifas dos EUA foram discutidas como tema principal. A reunião ocorreu menos de duas semanas antes do anúncio de novas tarifas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, e após tentativas fracassadas do Japão de obter uma isenção direta das tarifas do governo dos EUA.

Além disso, o Japão também realizou conversas ministeriais separadas com a Coreia do Sul, buscando manter uma comunicação clara com os EUA. Embora o ministro japonês não tenha fornecido mais detalhes sobre as discussões, é claro que o Japão está procurando por aliados estratégicos para lidar com a pressão comercial dos EUA.

A reaproximação entre o Japão e a China é importante, considerando que a China é o maior parceiro comercial do Japão. No entanto, as duas nações têm divergências sobre questões como disputas territoriais e embargo ao pescado japonês imposto pela China após o Japão descartar águas residuais da usina nuclear de Fukushima.

A reunião entre o Japão e a China pode ser vista como um movimento estratégico para contrabalancear a influência dos EUA na região. Embora os detalhes das discussões não tenham sido revelados, é claro que o Japão e a China estão procurando por formas de cooperar e se aproximar em meio às tensões comerciais globais.