Michel Temer, ex-presidente do Brasil, criticou o arcabouço fiscal do governo de Lula da Silva, durante a Lide Brazil Conference, em Lisboa. Ele comparou o modelo de gestão fiscal que implantou durante sua gestão com a nova regra fiscal implementada pelo governo atual.
Temer disse que o seu modelo fiscal era uma estrutura sólida, comparável a um “teto de concreto”, enquanto o arcabouço atual seria “um teto de palha”, sem garantias de sucesso. Ele ressaltou que o objetivo do teto de gastos de sua gestão era reduzir a dívida pública e evitar o pagamento de juros excessivos.
“O objetivo do teto é diminuir a dívida pública e, portanto, não pagar juros excessivos. Ele ainda existe. O tal do arcabouço, o que é o arcabouço hoje?”, questionou Temer.
Temer explicou que, sob o seu teto, o foco era evitar o pagamento de juros excessivos e reduzir a dívida pública. Ele não especificou quais são as características do arcabouço fiscal atual que o levam a chamá-lo de “um teto de palha”.