Parece que a temporada de compras está começando cada vez mais cedo. Muitas pessoas começam a fazer compras em outubro, aproveitam as promoções da Black Friday e perdem o controle sobre o dinheiro e os presentes. Isso leva a uma montanha de dívidas no cartão de crédito e acúmulo de itens desnecessários em janeiro.
Para evitar esse cenário, é fundamental ter um orçamento. Abra uma planilha no computador ou pegue um caderno e anote suas despesas. Isso permite ver todas as despesas juntas e compreender a dimensão de suas compras antes que elas aconteçam. É importante se perguntar: o que funcionou no ano passado? Onde superestimamos ou subestimamos os gastos? Existem planos este ano que vão afetar o orçamento? Devo ajustar a lista de presentes e remover ou incluir pessoas?
O orçamento deve incluir não apenas presentes, mas também atividades e viagens, como organizar uma festa de fim de ano, comprar roupas novas para um evento e outras despesas. Compreender o orçamento ajudará a evitar a agitação financeira e permitirá aproveitar melhor o fim de ano.