Trump acelera a corrida militar na Europa e impulsiona ações do setor de defesa

Gastos militares aumentam na Europa após o retorno do presidente Donald Trump à Casa Branca. Os governos europeus estão planejando aumentos nos gastos com defesa e discutindo novos modelos de financiamento para viabilizar esses investimentos.

Investidores começam a prestar atenção ao setor de defesa

Gestores de investimentos que antes consideravam o setor de defesa controverso demais para investir estão começando a prestar atenção. Isso porque a proliferação de carteiras focadas em ativos de defesa, como fundos negociados sob códigos como WAR e NATO, tem aumentado significativamente.

Número de fundos temáticos de defesa chega a recorde

Segundo dados compilados pela Bloomberg, o número de fundos temáticos de defesa aumentou 100% no ano passado e agora totaliza 47. Esse é um recorde desde que esses produtos começaram a existir.

Investidores ESG flexibilizam políticas de exclusão

Investidores que há pouco tempo se concentravam em métricas ambientais, sociais e de governança (ESG) estão começando a flexibilizar suas políticas de exclusão para acomodar ativos de defesa. Mia Thulstrup Gedbjerg, que co-lidera a unidade da indústria de defesa no escritório de advocacia Kromann Reumert, afirma que é como se o “D fosse a nova adição ao ESG”.

Impacto na segurança regional é difícil de ignorar

Para os investidores, a questão da segurança regional, combinada com a perspectiva de grandes retornos, é difícil de ignorar. A corrida militar na Europa está acelerando, e isso pode ter consequências importantes para a indústria de defesa e para os investidores que acreditam no potencial do setor.