O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, nomeou David Sacks, ex-diretor de operações do PayPal, como seu “czar de inteligência artificial e criptomoedas”. Sacks trabalhará em uma estrutura legal para otimizar o setor de criptomoedas e promover sua prosperidade nos EUA. A nomeação é parte de uma reformulação da política estadunidense em relação às moedas digitais, com o objetivo de minimizar a regulamentação e criar um conselho consultivo de criptomoedas.
Apoiantes de Trump no setor de tecnologia pretendem ver uma regulamentação mínima para a inteligência artificial e as criptomoedas, argumentando que Washington estabelece regras excessivas que estrangulam setores inovadores. Elad Gil, um empresário que investiu em empresas como Airbnb e Coinbase, considerou a escolha de Sacks como “uma jogada forte”. Sam Altman, presidente-executivo da OpenAI, também elogiou a nomeação.
Trump espera que Sacks contribua para a promoção da criptomoeda no país e a criação de um ambiente favorável à inovação na área de tecnologia.