Efeito inibidor de apetite faz com que os usuários do hormônio GLP-1 mudem os hábitos de consumo em mercados e em restaurantes
O Ozempic e os medicamentos semelhantes não estão apenas reduzindo o peso de milhares de pessoas, mas também afetando os lucros do setor alimentício. Enquanto empresas como Novo Nordisk e Eli Lilly veem seus negócios em crescimento, a indústria de comidas e bebidas começa a se preocupar com os efeitos inibidores de apetite desses remédios.
Nos Estados Unidos, onde 3,5% da população já utiliza medicamentos do gênero, o mercado de alimentação pode diminuir em até US$ 48 bilhões (R$ 284,9 bilhões) até 2034, de acordo com projeções da consultoria KPMG. Além disso, o consumo global de GLP-1, hormônio das injeções de emagrecimento, deve crescer 29,6% por ano até 2030.
O setor de alimentos e bebidas está começando a se adaptar aos novos hábitos de consumo devido ao uso desses medicamentos. Embora as pessoas que usam o Ozempic e similares não parem de frequentar supermercados e restaurantes, esse público ainda representa um mercado significativo.