A Amazon está construindo infraestrutura de inteligência artificial “do zero” com a subsidiária Annapurna Labs. A empresa de Jeff Bezos não quer mais depender da Nvidia para avançar seus projetos em inteligência artificial. Para isso, a Amazon está investindo pesado na Annapurna Labs para acelerar a produção de chips altamente tecnológicos que serão capazes de rodar as funcionalidades de IA.
A empresa busca otimizar os próprios custos e os dos clientes da Amazon Web Services (AWS), aumentando a eficiência dos data centers através de chips mais potentes e feitos com tecnologia própria. Além disso, a expectativa é que a Amazon gaste US$ 75 bilhões majoritariamente para infraestrutura tecnológica este ano, um valor significativamente maior do que o gasto no ano passado. O CEO Andy Jassy também deu sinais de que os investimentos serão ainda maiores no ano que vem.
A Amazon não é a única empresa a investir nessa área. A Microsoft, a Meta e o Google também estão trabalhando para desenvolver soluções próprias. Essa pauta causou estresse no mercado após a divulgação dos balanços financeiros.