Reforma Tributária pode deixar o sonho da casa própria mais caro. Isso porque, se aprovada, aumentará a carga de impostos do setor imobiliário em 32,5% a 95%. Atualmente, a alíquota praticada nas transações imobiliárias varia de 6,4% a 8%.

Em julho, a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da Reforma, que muda as regras de tributação no setor. A proposta é aplicar a carga tributária de 26,5% do Imposto de Bens e Serviços (IBS) e Contribuição Sobre Bens e Serviços (CBS) nas operações com imóveis.

Além disso, o texto prevê descontos no valor do IBS e CBS, que podem variar de 40% (para operações com bens imóveis) a 60% (para locação). Isso significa que, se a Reforma for adiante, a alíquota de imposto que será praticada no setor imobiliário ficará entre 10,6% e 15,6%, ou seja, um aumento de 32,2%.

Compartilhe

A Redação Analistas é composta por um grupo de redatores dedicados e apaixonados por finanças, mercado financeiro e política. Com uma visão crítica e analítica, nossa equipe se empenha em oferecer conteúdos aprofundados, baseados em dados e informações confiáveis, que buscam esclarecer os eventos e tendências que moldam o cenário econômico e político do Brasil. Nosso compromisso é levar aos leitores análises objetivas e acessíveis, para que possam compreender as complexidades do mundo financeiro e político de maneira clara e informada.