A intenção é modernizar o parque elétrico brasileiro e beneficiar instituições de ensino e órgãos governamentais.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, assinou um acordo com a empresa chinesa State Grid, para transferência de tecnologia. A intenção é modernizar o parque elétrico brasileiro e beneficiar instituições de ensino e órgãos governamentais, como a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e o Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS).
O acordo foi costurado durante o G20 Energia, realizado em Foz do Iguaçu, em outubro. Os países integrantes do Grupo de Trabalho sobre Transições Energéticas do G20 alcançaram um acordo, comprometendo-se a impulsionar a adoção de transições energéticas que sejam limpas, sustentáveis, equitativas, acessíveis e inclusivas. Além disso, os membros reconheceram as desigualdades e os obstáculos presentes no cenário energético global, especialmente os enfrentados pelas nações em desenvolvimento.
Segundo o ministério, a transferência de tecnologia deve ocorrer tanto na transmissão como na geração e distribuição. Entre os temas relacionados ao acordo estão a promoção do desenvolvimento tecnológico rumo à neutralidade de carbono e outras iniciativas.