Incertezas econômicas ainda rondam o mercado e estimativas do IPCA nos próximos anos se afastam da meta de inflação – como buscar lucros com a renda fixa agora?
O fantasma da inflação segue firme e forte nas projeções do Boletim Focus. O relatório mais recente elevou as estimativas para o IPCA em 2024, 2025 e 2026, todos acima da meta de 3%. O ano de 2024 é o que mais chama a atenção do mercado, com a sétima alta consecutiva nas projeções e a expectativa de estouro do teto da meta de inflação – estabelecido em 4,5% pelo Conselho Monetário Nacional.
As perspectivas mais conturbadas são um reflexo das incertezas sobre a economia brasileira, como a depreciação expressiva do real neste ano e a inflação de alimentos e energia ainda no radar do mercado. Além disso, há o receio dos investidores sobre a política fiscal do país, que segue como a verdadeira vilã para a percepção de risco.
Nesse cenário, é fundamental montar uma carteira que esteja protegida da alta de preços – e o momento para isso é bem propício. Os títulos públicos atrelados à inflação tiveram um aumento nas taxas oferecidas em relação à semana passada, pois os investidores exigem um prêmio de risco maior.