A Arábia Saudita tem um projeto ambicioso para “se livrar” da dependência do petróleo, mas é justamente a commodity que pode atrapalhar os planos.

O reino saudita anunciou em 2017 o projeto Neom, uma cidade futurista com edifícios futuristas e ilha de luxo para turismo, com um orçamento estimado de US$ 1,5 trilhão (R$ 8,7 trilhões). No entanto, agora, em 2024, o país enfrenta desafios que podem diminuir o ritmo e talvez atrasar o cumprimento das metas da “Visão 2030” do país.

O déficit público da Arábia Saudita está em trajetória de crescimento, ao mesmo tempo em que a demanda por petróleo, juntamente com os preços globais da commodity, estão em níveis mais baixos. Isso cria um dilema: o país árabe quer ter uma economia menos dependente do petróleo, mas a commodity que pode ser a chave para sua independência econômica também está sofrendo uma crise.

Compartilhe

A Redação Analistas é composta por um grupo de redatores dedicados e apaixonados por finanças, mercado financeiro e política. Com uma visão crítica e analítica, nossa equipe se empenha em oferecer conteúdos aprofundados, baseados em dados e informações confiáveis, que buscam esclarecer os eventos e tendências que moldam o cenário econômico e político do Brasil. Nosso compromisso é levar aos leitores análises objetivas e acessíveis, para que possam compreender as complexidades do mundo financeiro e político de maneira clara e informada.