Justiça seja feita: FTX finalmente anuncia prazo para ressarcimento de US$ 16 bilhões recuperados
Uma das maiores fraudes financeiras da história está prestes a alcançar seus capítulos finais. A FTX, corretora de criptomoedas falida, revelou que pretende reembolsar seus credores até março de 2025. Após dois anos de recuperação de fundos e diversos acordos, o montante de US$ 16 bilhões será reembolsado. O plano aprovado garantirá que a grande maioria dos clientes receba pelo menos 118% do valor, em dólares americanos, que tinham em suas contas em novembro de 2022.
A perspectiva é de que os valores sejam restituídos em março de 2025. Porém, a data oficial será divulgada apenas no final de dezembro. Por enquanto os credores devem estar preparados porque, já no início do próximo mês, os acordos devem ser finalizados e as contas dos clientes cadastradas e aprovadas para o recebimento dos montantes.
Como toda trajetória da empresa, este último capítulo envolveu polêmica. Este mês, Gary Wang, co-fundador da FTX, escapou de uma condenação à cadeia após cooperar de maneira ‘exemplar’ com a promotoria do caso. Esse trabalho resultou na recuperação.