Títulos públicos indexados à inflação acumulam queda de até 11,3% em 2024, mas especialistas alertam para oportunidade de ganhos de IPCA +10% neste cenário. À medida que as taxas reais do Tesouro IPCA+ encostam em 7%, os títulos públicos indexados à inflação caminham para encerrar o ano de 2024 entre os piores investimentos brasileiros.

Os preços dos títulos de longo prazo já chegaram a despencar até 11,3%, como é o caso do vencimento de 2045. No entanto, essa perda não significa que é hora de fugir dos títulos atrelados ao IPCA. A perda ocorreu apenas porque os títulos IPCA+ começaram a pagar taxas mais altas ao longo do ano.

Isso abre a oportunidade perfeita para “travar” rendimentos extremamente altos. A desvalorização dos títulos públicos no ano é motivada pelo aumento expressivo das incertezas sobre a economia brasileira e a desancoragem das expectativas.

Compartilhe

A Redação Analistas é composta por um grupo de redatores dedicados e apaixonados por finanças, mercado financeiro e política. Com uma visão crítica e analítica, nossa equipe se empenha em oferecer conteúdos aprofundados, baseados em dados e informações confiáveis, que buscam esclarecer os eventos e tendências que moldam o cenário econômico e político do Brasil. Nosso compromisso é levar aos leitores análises objetivas e acessíveis, para que possam compreender as complexidades do mundo financeiro e político de maneira clara e informada.