A ação de serviços básicos pode saltar até 64% e pagar dividendos atrativos, tornando-se o setor favorito dos gigantes da Faria Lima no cenário atual. De acordo com um levantamento, 40% dos gestores apontam as empresas desse segmento como as principais alocações de compra da carteira.
O setor de serviços básicos contempla empresas que se dedicam à transmissão e distribuição de energia, bem como ao fornecimento de água e saneamento. Nos últimos meses, houve um aumento significativo de interesse no mercado por essas empresas. Entre setembro e outubro, o número de gestores que selecionaram os serviços básicos como os favoritos da carteirasaltou 73%, indo de 23% em setembro para 40% em outubro.
Essas empresas são atraentes para os investidores em virtude de terem previsibilidade maior de seus números, oferecendo contratos de longo prazo. No períodos conturbados no mercado, elas podem se destacar por não sofrer variações bruscas. Além disso, quando o dinheiro está mais curto, o consumo d’água e saneamento são áreas que os consumidores tendem a manter, o que pode influenciar positivamente as empresas desse setor.