O Open Finance no Brasil está crescendo significativamente desde seu lançamento há três anos. Com mais de 800 instituições participantes e cerca de 46 milhões de usuários ativos, o país conquistou o título de maior Open Finance do mundo, registrando mais de 1 bilhão de chamadas de APIs semanais.
Apesar dos impressionantes números, ainda há um amplo espaço para crescimento. Apenas cerca de 10% da base de clientes aderiu ao compartilhamento de dados até o momento. Para aumentar essa adesão, é fundamental que os clientes reconheçam o valor do Open Finance e que as instituições financeiras melhorem a experiência do cliente.
A hiperpersonalização é uma área onde o Open Finance pode ter um impacto significativo. Com a capacidade de processar grandes quantidades de dados, o sistema pode oferecer experiências personalizadas para cada cliente, incluindo propostas e atendimentos adaptados às suas necessidades individuais, o que pode melhorar a relação entre os clientes e as instituições financeiras.
O mercado em geral já começa a implementar a hiperpersonalização em diversas áreas e isso também é esperado pelo público. Com essa abordagem, as instituições financeiras podem oferecer uma experiência mais próxima e satisfatória para os clientes, o que é fundamental para a adesão e o crescimento do Open Finance no Brasil.