A IBM superou as estimativas dos analistas para a receita do segundo trimestre, impulsionada pela forte demanda por seu software e pelo aumento nos gastos relacionados à inteligência artificial. A empresa reportou uma receita de 15,77 bilhões de dólares, contra estimativa média dos analistas de 15,62 bilhões de dólares.
A expansão da plataforma Watsonx, que permite aos usuários implantar chatbots ou aprimorar código para programas de IA, foi um dos motivos para o crescimento da receita. As vendas no segmento de software subiram cerca de 7%, para 6,74 bilhões de dólares, e cerca de 75% da receita foi recorrente.
A lista de negócios de IA da empresa também cresceu, para 2 bilhões de dólares, com cerca de 1 bilhão adicionado no segundo trimestre. O segmento de consultoria representou 75% da lista, com o restante vindo de software.
No entanto, as receitas de consultoria caíram cerca de 1%, para 5,18 bilhões de dólares, à medida que os clientes reduziram gastos discricionários e projetos de consultoria de curto prazo.