Dois dos principais operadores portuários de contêineres no Brasil foram vendidos para armadoras internacionais em apenas um mês. A Wilson Sons foi adquirida pela suíça MSC, enquanto a Santos Brasil foi comprada pela francesa CMA CGM. Essas duas operações estão relacionadas à falta de capacidade portuária no Brasil, que aumenta os preços para empresas de transporte marítimo.

A Wilson Sons vendeu 56,47% de seu capital para a SAS Shipping Agencies Services Sàrl, subsidiária da MSC, por R$ 4,3 bilhões. Já a CMA CGM comprou a fatia de 48% da Opportunity na operadora portuária Santos Brasil por R$ 6,3 bilhões.

Os especialistas apontam que o preço dos fretes marítimos disparou durante a pandemia, gerando mais caixa para os armadores e permitindo que eles intensifiquem aquisições de ativos de operação portuária.

A falta de oferta de espaço portuário também é um fator crucial. Isso é um problema para as empresas de transporte marítimo no Brasil, pois aumenta os custos e dificulta a operação dos portos.